I SISEL



Herdeiros de mais de 20 anos de pensamento “interacionista” no Brasil e de mais de meio século de polêmicas no ensino de língua, continuamos a ser interrogados por um presente que transborda o que nos disseram, o que anunciaram, o que prometeram. Estudantes e profissionais de Letras, rodeados pelas vozes dos que, no passado, fecundaram nosso presente, confrontados com o enigma de viver nosso próprio tempo, seremos capazes de dizer uma palavra que fecunde o futuro dos sujeitos que nos sucederão?
O I Seminário: Interação e Subjetividade no Ensino de Língua aconteceu na UFPA em 15/05/2010 e contou com a presença dos professores João Wanderley Geraldi (UNICAMP) e Valdir Heitor Barzotto (USP). O evento tinha como proposta discutir a forma como o conceito de subjetividade vem surgindo e se apagando sucessivamente nos discursos sobre o ensino de língua, com conseqüências, às vezes drásticas, para aqueles que participam dos rumos da escola no Brasil – inclusive, os professores.